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O movimento wesleyano se fortaleceu principalmente pela forma como a devoção pessoal era alimentada e ampliada a adoração congregacional. Mas esse fato teve início nos encontros do Clube Santo, um grupo de jovens na Universidade de Oxford, que se reunia diariamente para conversar sobre suas ocupações e estudos, iniciando com uma oração e terminando com um lanche simples. Em um contexto universitário, onde reinava a incredulidade e o relaxamento dos bons costumes, a relação fraternal entre estes jovens destacava-se, e o próprio termo foi designado de maneira pejorativa por outros grupos. Aceita-se comumente que foi a partir da regularidade deste grupo que surgiu o termo "metodistas".
Após o início efetivo do movimento metodista, a partir de 1738, Carlos Wesley, que de fato começara o Clube Santo, organizou o processo de devoção e adoração congregacional. Enquanto João cuidava da explanação sistemática da pregação, Carlos compunha os hinos que dariam qualidade devocional às reuniões, sem perder de vista a teologia e a base bíblica dos mesmos.
A espiritualidade metodista desenvolvida no tempo de Wesley pode ser considerada um salmo de louvor pela livre graça de Deus, proclamada em alguns hinos, e conseqüência da experiência de Wesley em 1738 sendo adotada por milhares de homens e mulheres. Uniu autoridades de Oxford e os piores criminosos. Aboliu qualquer distinção das virtudes humanas, ou dos vícios. Afinal, "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". Criminosos condenados em Newgate tiveram maior esperança da salvação que o perdão humano pode dar a eles. Assim, o miserável que rouba seu patrão pôde descobrir que ninguém além do Filho de Deus nasceu para sofrer e morrer por ele.

"Cante a fé até obtê-la"

O êxtase - derramar especial da presença de Deus - do movimento era igualmente expresso e definido em hinos. Era algo inseparável da devoção metodista. Os termos do hinário descreviam a jornada da alma. Os hinos levavam ao reconhecimento das grandezas de Deus na religião, a bondade de Deus, morte, julgamento, céu, terra. A religião exterior e interior eram então descritas, seguidas de orações para penitência.
Existem hinos para os que lamentam pelo pecado e desejavam o novo nascimento, abandonando toda apostasia e desejando crescer para completa redenção. Por fim, o hinário continha hinos para a Sociedade, para encontros, ações de graças, orações, despedidas.
A influência dos hinos no metodismo não pode ser exagerada. Eles deram à devoção uma qualidade lírica. Eles pertencem a uma dimensão além da simples razão e fixavam nas mentes dos cantores conceitos de fé, doutrina e experiência inalcançáveis pelo simples raciocínio. Através dos hinos, entende-se que as questões do mistério de Deus em nós é revelada, ficando disponível para a compreensão, mesmo das pessoas mais simples. Os hinos eram usados na devoção pessoal, bem como na adoração congregacional.
Alguns hinos de Wesley eram próximos, pessoais e profundos para uma congregação diversificada, embora a atitude de Wesley possa ter sido "cante a fé até obtê-la". Enquanto o cantar dos hinos fez a própria espiritualidade dos metodistas, gravadas nos corações, como prosa sem música não poderia fazê-lo.
Carlos Wesley compôs mais de 6.500 hinos, dentre os quais, 500 continuam a ser cantados. Além disso, a família manteve a tradição musical de hinos sacros para a Igreja.
Os Wesley, românticos, cuja obra tem significado especial para a música sacra. Charles Wesley (1757-1843), sobrinho de John Wesley, era organista e cravista, tendo também composto vários antemas para coro e orquestra, ou coro e órgão. Seu irmão, Samuel Wesley (1766-1837), deixou-nos quatro missas, trinta motetos de quatro a oito vozes, os oratórios "Ruth" e "A morte de Abel", "Ode para o Dia de Santa Cecília", em ais de 600 hinos e salmos. Seu filho, Samuel Sebastian Wesley (1810-1876), também se dedicou à música para a Igreja Anglicana. Compôs 25 antemas para coro sem acompanhamento, três salmos e vários hinos.
 Os hinos no movimento Wesleyano foram importantes para marcar a espiritualidade do grupo, não havendo pretensão de definir a teologia do movimento. Esta era definida pela pregação da Palavra,que consistia na exposição sistemática dos fundamentos doutrinários defendidas por Wesley.

Rev. Marcelo Carneiro

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Atos 1: 8


Mas recebereis a virtude do Espiríto Santo, que há de vir sobre vós; e serão testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

Reflexão:

No mundo atual, como na antiguidade as pessoas estão sedentas de algo que lhes preencha o vazio da alma. Por isso que muitas vezes elas se perdem no meio de tantas propostas para a sua salvação. Não queremos ser diferentes de ninguém nem melhores do que alguém, contudo temos a fé no Senhor Jesus, que veio e nos mostrou o caminho para a liberdade espiritual. A palavra de Deus nos leva a esta liberdade, queremos colocar as pessoas neste caminho que viemos a conhecer com o amor de Nosso Senhor Jesus.
Neste trabalho de evangelização temos o projeto Semear pela internet, que vai mostrar o que estaremos fazendo em campo missionário, levando de várias formas a Palavra de Deus.


João 8: 32.
Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.


A Rede Amizade Gospel.

Sobre a direção do Evangelista Marcello Ferraz, vem através do poder do Espírito Santo, abrir as portas da Internet, levando a palavra de Deus para todos os povos.

Marcos 16: 15-20.


Evangelizar o mundo.
E falou para todo mundo, vão por todo o mundo, preguem o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão outras línguas; pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e vão impor as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora, o Senhor, depois de ter falado para eles, foi recebido no céu, e assentou-se á direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por toda a parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.

Local para Transmissão dos Programas.

Na própria residência de quem se interessar em fazer um horário.


De que forma é feita a transmissão.

Feita pela internet.

Necessário somente um computador com internet instalado.

Trabalhos a serem realizados.

Elaborar programa de no máximo 1 hora de duração.

Este programa deverá ter um horário fixo.

Exigência para se fazer um programa.

Ser um evangélico batizado.

Contato.

Evangelista Marcello Ferrraz. Fone(44) 98130341 –

E-mail: sac@redeamizadegospel.com.br

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Cuidados a serem tomados pelos responsáveis dos trabalhos:

Deve haver preparo espiritual.

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