Presidente do Sudão do Sul , Salva Kiir MayarditnewvisionAs negociações de paz entre o governo e os rebeldes do Sudão do Sul retomou na Etiópia na terça-feira , Mediadores disse , instando ambas as partes para retornar a um acordo de cessar-fogo moribundo .
As negociações, mediadas pelo bloco regional IGAD , visam acabar com o conflito de três meses de idade, e forjar uma solução política duradoura entre o governo do presidente Salva Kiir eo vice-presidente e ex- líder rebelde Riek Machar agora.
" Os enviados especiais da IGAD está em consulta com as partes sobre a condução de um diálogo político no sentido da reconciliação nacional e da cura ", disse em um comunicado Mediadores .
A violência , Que Milhares de pessoas mortas e deslocadas quase um milhão de pessoas , tem persistido apesar de um cessar-fogo assinado por ambas as partes em janeiro, com confrontos contínuos nos últimos dias no estado do Alto Nilo , rico em petróleo .
IGAD condenou ambos os lados para a violação " flagrante " do acordo de cessar-fogo , e disse que reiterou o seu apelo " para as partes signatárias a aderir imediatamente à cessação do contrato de hostilidades", disse o comunicado.
A luta tem assumido uma dimensão étnica, com os membros da tribo Nuer do Kiir Dinka tribo de Machar e lutando entre si.
Na semana passada , a União Europeia e as sanções dos Estados Unidos para os dois lados Ameaçado se eles não conseguem avançar com negociações de paz e manter o acordo de cessar-fogo .
Os observadores têm alertado para um aprofundamento crises humanitárias na região , com o número de refugiados em busca de segurança em países vizinhos país cresce diariamente.
A agência das Nações Unidas para refugees've disse aquele $ 300.000.000 (217 milhões de euros) será obrigado a enfrentar as crises de refugiados do Sudão do Sul até o final do ano.
Mediadores na capital etíope disse que o acesso irrestrito foi necessária para permitir que a ajuda para o país, e exortou-nos a Cumprir ambos os lados.
" ( Nós ) convocar as partes para garantir o acesso gratuito aos
serviços humanitários para cidadãos afetados e exorta-os a honrar seu
compromisso de abertura através dos corredores de socorro país",
disseram eles.
Mais de 75 mil civis ainda estão amontoados em base de paz da ONU no medo de ataques de vingança , com condições cada vez mais esquálido como arrastar semanas em meses e as fortes chuvas começam . AFP
Fonte:
http://www.newvision.co.ug/news/653879-south-sudan-peace-talks-resume-in-ethiopia.html


0 comentários:
Postar um comentário