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Protestantismo


Informação Geral
Protestantismo é um movimento no cristianismo ocidental cujos adeptos rejeitam a noção de que a autoridade divina é canalizada através de uma determinada instituição ou pessoa humana, como o papa católico romano protestantes procurar outro lugar para a autoridade de sua fé maioria delas realçam a Bíblia -.. Hebraico Escrituras e do Novo Testamento. - como fonte e norma de seu ensino católicos romanos e os cristãos ortodoxos orientais sublinham também a autoridade da Bíblia, mas também olhar para a tradição, e, no caso dos católicos, o papa como um fonte de autoridade.

A Reforma

Embora os movimentos de reforma têm sido uma característica da igreja cristã ao longo de sua história e foram particularmente evidente nos séculos 14 e 15, a maioria dos protestantes data do início da sua circulação para 1517, quando o monge alemão Martinho Lutero afixou para debater uma série de teses que desafiado ensino católico romano. Protestantismo teve seu nome do "Protestatio" emitidos pelos reformistas na Dieta de Speyer, em 1529.
Dentro de duas décadas da Reforma se espalhou pela maior parte do noroeste da Europa. Na Inglaterra, o rei Henrique VIII repudiou autoridade papal sobre a Igreja, ea Igreja da Inglaterra foi fixada em um curso de reforma que se tornou essencialmente um corpo protestante (embora anglicanos, também chamados de episcopais, são muitas vezes classificadas separadamente). Na Suíça, França , partes da Alemanha, Escócia e Holanda, segundo um estilo de não - reforma luterana, influenciado principalmente pelo francês - virou - calvinista John Calvin e ao suíço líder Ulrich Zwingli, começou a tomar forma.
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Ao mesmo tempo um estilo mais radical do protestantismo surgiu na ala esquerda do movimento. Anabatistas, menonitas, e outros cristãos rebatizado e iniciou-os em um movimento que rejeita drasticamente as práticas católicas, mesmo quando o luteranismo, calvinismo, e não anglicanismo.
A propagação Reforma destas bases na Escandinávia e na Europa central, mas raramente penetrava russo e sudeste da Europa, onde a Igreja Ortodoxa prevaleceu, ou o sul da Europa, que se manteve firme Católica Romana. Depois de uma série de guerras religiosas do 16 meados de meados do século 17, a maioria dos protestantes (exceto os radicais) e católicos marcada para o princípio de que os governantes de uma região deve determinar a religião de que província ou estado. Separação entre Igreja e Estado, um princípio que outros protestantes passou a deter no final do século 18, começou a quebrar a influência puramente protestante no noroeste da Europa. Na última parte do século 18 e ao longo do século 19 até o presente, missionários protestantes espalhar o movimento para a maioria do mundo.
Protestante praias foram criados em diversos margens da Ásia e Africano, mas não até recentemente na América Latina católica. A partir de 1607, quando chegou Anglicanos na Virginia, até o final do século 19, depois de grandes - escala de imigração do sul da Europa e Irlanda, todos da América do Norte, exceto Quebec foi pensado como um domínio em grande parte protestante.

A Autoridade da Bíblia

Protestantes sempre fez grande parte da Bíblia, mas a aceitação de sua autoridade não levou a unanimidade entre eles. Diferentes interpretações da mesma Bíblia tem produzido o movimento mais dividido de qualquer das grandes religiões do mundo, como centenas de seitas, em pelo menos uma dúzia de grandes famílias das igrejas protestantes (anglicanismo, Congregacionalismo, Metodismo, Presbiterianismo, Luteranismo, as igrejas batistas, e a) como competir em sociedades livres. Atitudes para com a Bíblia na contemporaneidade protestantismo vão de sua crença na verdade literal fundamentalista sobre o extremo do espectro (Fundamentalismo) a extremamente interpretações liberais entre os protestantes.

Justificação pela Fé

Segundo a crença apenas na Bíblia como uma marca do protestantismo é a convicção de que os seres humanos não são defendidos por seus méritos ou boas obras, como os reformadores do século 16 ouviram católicos reclamando, mas apenas "pela graça, mediante a fé." De acordo com os protestantes, Deus tomou a iniciativa de salvar o mundo do pecado através da sua actividade, em Jesus Cristo, e até mesmo a fé que levou as pessoas a acreditar nesta atividade foi um presente, não uma conquista. Apesar disso, porém coerente protestantes ensino sobre este assunto podem ser, protestante culturas têm muitas vezes produzidos sério strivers após Deus - sóbrio e difícil - as pessoas que trabalham e que tentam provar que eles são eleitos de Deus (predestinação) e pregadores ou outros líderes que parecem tão legalista na sua abordagem à vida da Igreja, como os católicos do século 16 eram.

Sacramentos

Fé mais partes protestantes na Trindade divina - Deus, o Pai, o Filho eo Espírito Santo, a maioria deles manter viva a antiga creedal testemunha para o fato de que Jesus Cristo era e é divino e humano, amaioria deles comemoram dois sacramentos (sagrado age eles acreditam que foram instituídos por Cristo): o batismo ea Ceia do Senhor. Eles estão divididos sobre a possibilidade de mergulhar o batizado em água ou aplicar água de outras maneiras, ao longo da idade em que a batizar pessoas, embora o batismo infantil mais prática; sobre se transmite graça ou batismo é um sinal de resposta e obediência. Alguns protestantes acreditam que Jesus é algo realmente presente no pão e no vinho da Ceia do Senhor (Eucaristia), enquanto outros consideram este sacramento um ato de lembrança e obediência. Em suas orações protestantes mais do que a maioria de estresse cristãos outra a pregação da Palavra de Deus como um agente para a fé edifício.

Polity Igreja

Protestantes permitir a muitos estilos de governo da Igreja, a partir da episcopal, onde bispos regra, ao congregacional, que reconhece nenhuma autoridade terrena além do local. Acentuar "o sacerdócio de todos os crentes", eles têm atribuído um papel importante para os leigos, embora na prática, muitas igrejas protestantes são bastante clerical no outlook. Cada vez mais, durante o século passado e especialmente nas últimas décadas, as igrejas protestantes têm ordenado mulheres para o ministério e eles têm encorajado a tomar leigos papéis de liderança.
Protestantismo, mais do que o catolicismo ea ortodoxia, tem enfrentado dois problemas recorrentes. O primeiro diz respeito à unidade interna do movimento. Desde a Reforma até o presente, os protestantes têm procurado concórdia, mas mais frequentemente do que não ter permanecido na disputa. No século 20, porém, o movimento ecumênico ganhou força. Além das fusões orgânicas de corpos separados que tiveram lugar, os movimentos da federação, conselhos de cooperação e coligações para as tarefas comuns, foram formadas.
O segundo problema envolve autoridade civil. Ortodoxia e catolicismo encontrado alianças com o trono agradável, mas os protestantes estavam inquietos sobre suas primeiras decisões para manter essas alianças. Movimentos de tolerância religiosa eram mais agressivo e bem sucedido em países protestantes. O ato de separação da igreja e do estado (na maioria dos países) tornou difícil para os protestantes a produzir opiniões de forma coerente cristãos devem viver com responsabilidades espirituais e civil. Este problema foi apresentado em sua forma mais aguda no dilema da Igreja Confessante na Alemanha nazista

Impacto Cultural

A rejeição da tradição católica e, em alguns casos, uma tendência para a iconoclastia militado contra o desenvolvimento de um estilo especificamente protestante nas artes visuais, embora muitos grandes artistas foram protestantes. Em geral, a contribuição protestante tem sido uma simplicidade, mesmo austeridade, de design e decoração. Isto é particularmente verdadeiro para a tradição calvinista.
Na música e da literatura protestante contribuição tem sido enorme. As versões vernaculares da Bíblia, como a de Lutero e a versão do Rei James, desempenhou um papel formativo no desenvolvimento da literatura alemã e Inglês moderno. Ênfase na pregação e falta de centros de fortes autoridade doutrinária contribuiu para uma diversidade de opinião e de expressão, tal como reflectido, por exemplo, na obra de John Milton. Um forte tradição musical desenvolvido a partir do incentivo de cantar o hino do uso do órgão e outros instrumentos, atingindo o seu auge na obra de Johann Sebastian Bach.
A falta de autoridade central e, portanto, a aceitação de opiniões divergentes também tem seus frutos em uma rica tradição teológica, que abrange figuras como Karl Barth, Rudolf Bultmann e Paul Tillich, no século 20.
E Martin Marty
Bibliografia
K Barth, Teologia Protestante no século XIX (1952) e Pensamento Protestante (1959); RM Brown, O Espírito do protestantismo (1961); BA Gerrish, O protestantismo Velho eo Novo: Essayson a Reforma do Património (1983); H Gollwitzer , Uma Introdução à Teologia Protestante (1982); P Greven, o temperamento Protestante (1978); WE Hordern, guia de um leigo para Teologia Protestante (1968); E Leonard, A História do Protestantismo (1968); ME Marty, o protestantismo (1972 ) eo protestantismo nos Estados Unidos: Império Justo (1986), R Mehl, A Sociologia do protestantismo (1970); WR Miller, Contemporary American Pensamento Protestante, 1900 - 1970 (1973); Pauck W, A Herança da Reforma (1968 ); Spitz L, A Reforma Protestante (1985); C Welch, cristianismo protestante Interpretado através de seu desenvolvimento (1954) e Pensamento Protestante no século 19 (1972 - 85); JS Baleia, A tradição protestante (1955); JF Branco, Culto protestante: Tradições em Transição (1989)


Protestantismo

Informações Avançadas
Em seu sentido mais amplo protestantismo denota todo o movimento dentro do cristianismo que se originou na Reforma do século XVI e mais tarde focada nos principais tradições da Igreja Reformada vida Luterana, Reformada (Calvinista / Presbiteriana), e Anglicana -. Episcopaliana (embora anglicanismo por excelência para sinistros tanto ser católica e protestante), Batista, Metodista, Pentecostal, e muitos outros, estabelece a moderna Africano igrejas independentes.
O termo deriva do "protesto", apresentado por uma minoria de autoridades luteranas e reformadas na Dieta Imperial Alemã em Speyer, em 1529, em dissidentes de uma repressão à renovação religiosa. O "protesto" era a objeção de uma vez, recurso, e afirmação. Ele pediu com urgência, "O que é a Igreja verdadeira e santa?" E afirmou: "Não há certeza pregação ou doutrina, mas que age de acordo com a Palavra de Deus De acordo com a ordem de Deus nenhuma outra doutrina deveria ser pregado Cada texto das Sagradas Escrituras e divina deve ser elucidado e explicado por outros textos Este... Livro Santo está em todas as coisas necessárias para o cristão;. que brilha claramente na sua própria luz, e é encontrada para iluminar a escuridão Estamos determinados pela graça de Deus e ajuda a cumprir a Palavra de Deus por si só, o santo evangelho contidos nos livros bíblicos dos Antigo e Novo Testamentos. Esta Palavra por si só deveria ser pregado, e nada do que é contrário a ela. Ele é a única verdade. Ele é a certeza regra de toda a doutrina cristã e conduta. Ele nunca pode falhar ou iludir-nos. "
Luteranos e outros defensores da reforma, assim, tornou-se conhecido como protestantes. A palavra Inglês originalmente tinha a força de "confissão resoluto, declaração solene," em pé de verdade evangélica contra a corrupção romana. "Essencialmente, o protestantismo é um apelo a Deus em Cristo, a Sagrada Escritura e na Igreja primitiva, contra toda a degeneração e apostasia". O estreitamento dos "protestantes", para significar anti - ou não - romano levou alguns a preferir "evangélico" (embora na Europa continental presente normalmente designa luteranos) e "reformada" (mais comumente utilizada de Presbyterians calvinista).

Princípios Fundamentais

Os princípios fundamentais do protestantismo do século XVI incluiu o seguinte:

Soli Deo Gloria

a justificação da sabedoria e poder de Deus contra a usurpação papal e religião feita pelo homem, honrando a transcendência soberana de Deus ea predestinação providencial.

Sola Gratia

redenção como dom gratuito de Deus realizada por morte salvadora de Cristo e sua ressurreição. Esta foi articulada principalmente em termos paulinos como justificação pela fé, como na Confissão de Augsburg: "Nós não podemos obter o perdão do pecado e justiça diante de Deus por nossos próprios méritos, obras ou satisfação, mas receber o perdão do pecado e nos tornamos justos diante de Deus por graça, por amor de Cristo, pela fé, quando acreditamos que Cristo sofreu por nós e que o seu amor por nossos pecados perdoados e justiça e vida eterna é dada para nós. " A certeza da salvação é, portanto, uma marca de fé protestante, fundada na promessa do evangelho e da libertação de todos os prossecução do seu mérito.

Sola Scriptura

a liberdade de Escritura para governar como a palavra de Deus na igreja, desembaraçada de magistério papal e eclesiástica e tradição. Escritura é a única fonte de revelação cristã. Embora a tradição pode ajudar a sua interpretação, o seu significado (isto é, espiritual) verdade é o seu sentido (isto é, literal) natural, não uma alegoria.

A Igreja como Povo de Deus Crentes

constituída não por hierarquia, sucessão, ou instituição, mas a eleição de Deus e chamada, em Cristo através do evangelho. Nas palavras da Confissão de Augsburg, é "o conjunto de todos os crentes, entre os quais o evangelho é pregado em sua pureza e os santos sacramentos são administrados de acordo com o evangelho". Os sacramentos designados por Cristo são dois só batismo e da Ceia do Senhor, e pode ser chamado de "palavras visíveis", refletindo a primazia da pregação na convicção protestante.

O sacerdócio de todos os crentes

a liberdade privilegiada de todos os arquivos. batizados para diante de Deus em Cristo "patenteada sem intermediários humanos" e sua convocação para ser portadores de julgamento e de graça como "pequenos cristos" para os seus vizinhos Pastor e pregador diferem de outros cristãos por função e compromisso, não status espiritual. (Mais tarde protestantismo tenha esquecido esta talvez mais do que qualquer outra fundação princípio.)

A santidade de todos os chamados ou vocações

a rejeição das distinções medievais entre secular e sagrado ou "religioso" (ou seja, monástica) com a depreciação do primeiro, eo reconhecimento de todas as formas de vida como as vocações divinas. "As obras do monge e sacerdote diante de Deus não são de maneira alguma superiores a um agricultor trabalhando no campo, ou uma mulher cuidando de sua casa" (Lutero). Nenhum é intrinsecamente mais cristão do que qualquer outro, uma visão obscurecida por frases como "o ministério sagrado".

Desenvolvimentos protestantes

Protestantismo desenvolveu um ethos distinto em cada uma das várias tradições derivadas da Reforma e também dentro de seus históricos, as variações culturais e geográficas. Em algumas questões, tais como a forma (não a realidade) da presença de Cristo na Ceia, protestantes têm discordado de uma fase muito precoce, embora concordando em rejeitar transubstanciação eo sacrifício da missa e insistindo que a fé viva só alimenta a carne de Cristo e sangue. Em outros, como a ordem da igreja, a diversidade da prática não tem discordância sempre envolvido em princípio. Em esta e outras áreas princípio bíblico do protestantismo tem sido em si articulada de maneiras diferentes, tanto para sancionar a manutenção de tradições (por exemplo, episcopado) não repugnante à Escritura (um luterano normalmente e abordagem Anglicana) e para excluir de qualquer coisa da igreja vida não explicitamente garantido na Escritura (uma tendência de Reformada protestantismo implementado mais consistentemente pelo puritanismo e algumas tradições derivados).
Nada tem tanto promoveu a desunião do protestantismo como as incursões de pós - racionalismo iluminista e seus descendentes no modernismo eo liberalismo teológico, que prejudicaram seriamente corroída Reforma do protestantismo e fundamentos bíblicos.
Outro padrão de Reforma no século XVI, geralmente chamado anabatista ou Radical apesar da sua diversidade, procurou restaurar a forma precisa do cristianismo apostólico. Pentecostalismo tem um objectivo semelhante, junto com outros movimentos, incluindo alguns batistas e (Plymouth) irmãos. Algumas igrejas independentes africanas têm prosseguido uma abordagem restauracionista até mesmo para o OT. Embora Anabaptism deu à luz sem grande tradição protestante (mas note os menonitas), a sua rejeição do estado de Constantino - igreja e todas as suas obras (apoiado sem reservas por todos os três principais tradições protestantes) tornou-se no tempo a propriedade comum da maioria do protestantismo, especialmente fora da Europa. (E Troeltsch, sublinhou a importância do revolucionário depois do protestantismo abandono de seu ideal inicial de todos - abraçando igreja -. Civilização, uma cristandade reformada) Anabaptista O "protesto", embora perseguidos pelo autoritarismo protestantes, luteranos, reformados e anglicanos, é cada vez mais considerado como um padrão paralelo de prístinas protestantismo, talvez com mais de contribuir para o seu futuro do que qualquer outro padrão.
Apesar de suas divisões na comunidade do protestantismo ainda é perceptível na cruz - os movimentos denominacionais, de expansão, por exemplo, missionário, tradução da Bíblia, a crítica bíblica e teológica modernas agências de bem-estar, estudo e alívio, e do próprio movimento ecumênico. Os protestantes também são realizadas em conjunto por convicções comuns, entre eles o chefe aceitação da Reforma como uma parte indispensável de sua história. Para não os protestantes que isso exclui uma linhagem que remonta apóstolos tothe, mas a continuidade com o cristianismo patrística e medieval seria premiado diversas vezes em diferentes tradições protestantes.
Princípio bíblico do protestantismo encontra expressão no axioma Ecclesia reformata sed semper reformanda ", uma igreja reformada, mas sempre aberto a reforma ainda mais." Sujeição à palavra de Deus significa que nenhuma tradição ou instituições, secular ou religiosa, nem mesmo da Reforma Protestante, ou uns pode ser absolutizada. Paul Tillich considerado "o princípio protestante" como "o julgamento profético contra o orgulho religioso, a arrogância e auto eclesiástica secular -. Suficiência e suas conseqüências destrutivas" Este foi nobremente exemplificada na Declaração de Barmen da Igreja Confessante na Alemanha nazista ("confessar" aqui é sinônimo de boa moderno século XVI "protestante"). Intelectualmente, "a co - operação de inquérito desinibida e da fé religiosa, da teologia e da ciência, é possível apenas em território protestante, onde todas as tradições e instituições humanas estão abertas tanto para análise do homem e de Deus" (JH Nichols). Finalmente, o protestantismo procura chamar a sua vida a partir do evangelho da graça de Deus em Cristo. Fiel ao seu patrimônio pode tolerar nenhuma fazê - lo - você mesmo cristianismo, nenhum terreno para humanos auto - confiança diante da face de Deus. Ele acabará sempre valorizam o Cristo da fé mais do que a igreja da história.
DF Wright
(Elwell Evangélica Dicionário)
Bibliografia
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Protestantismo

Informação Católica
O assunto será tratado de acordo com as seguintes cabeças, viz.:
I. Origem do Nome.
II. Característicos princípios protestantes.
III. Discussão dos Três Princípios Fundamentais do protestantismo:
A. A Supremacia da Bíblia;
B. Justificação pela Fé;
C. Sacerdócio Universal dos Crentes.
IV. Acórdão privado na Prática.
V. "Justificação pela Fé" na Prática.
VI. Advento de uma Nova Ordem: Cesaropapismo.
VII. Rapidez do progresso protestante explicou.
VIII. Atual protestantismo.
IX. Popular protestantismo.
X. protestantismo e Progresso:
Preconceitos A.;
B. Progresso na Igreja e Igrejas;
C. Progresso na sociedade civil;
D. progresso na tolerância religiosa;
E. O Teste de Vitalidade.
XI. Conclusão.
I. ORIGEM DO NOME
A Dieta do Sacro Império Romano, reunidos em Speyer, em abril de 1529, resolveu que, de acordo com um decreto promulgado na Dieta de Worms (1524), as comunidades em que a nova religião foi estabelecido que até agora não podia, sem grandes problemas ser alterada devem ser livres para mantê-lo, mas até a reunião do conselho que não deveria introduzem novas inovações na religião, e não deve proibir a missa, ou dificultar católicos de assistir por causa disso.
Contra esse decreto, e especialmente contra o último artigo, os adeptos do Evangelho novo - o eleitor Frederico da Saxônia, o de Hesse, o Albert Margrave de Brandenburg, os Duques de Lüneburg, o Príncipe de Anhalt, juntamente com os deputados da 14 das cidades livres e imperial - entrou em um protesto solene como injusta e irreverente. O significado do protesto era de que os dissidentes não tinha a intenção de tolerar o catolicismo dentro de suas fronteiras. Por conta disso eles foram chamados de protestantes.
No decorrer do tempo a conotação original de "nenhuma tolerância para os católicos" foi perdido de vista, e agora o termo é aplicado, e aceito por, membros das Igrejas ocidentais e seitas, que, no século XVI, foram criadas pela reformadores em oposição direta à Igreja Católica. O mesmo homem pode chamar-se protestante ou Reformada: o termo protestante coloca mais pressão sobre o antagonismo a Roma, o Reformada termo enfatiza a adesão a qualquer dos reformadores. Onde indiferença religiosa é predominante, muitos vão dizer que são protestantes, apenas para significar que não são católicos. Em algumas dessas vagas, sentido negativo, a palavra fica na nova fórmula da Declaração de Fé a ser feita pelo Rei da Inglaterra a sua coroação, a saber:. "Eu declaro que sou um fiel protestante". Durante os debates no Parlamento, foi observado que a fórmula proposta efetivamente impedidas de católicos do trono, enquanto ele cometeu o rei para qualquer credo particular, como ninguém sabe o que o credo de um fiel protestante é ou deveria ser.
II. CARACTERÍSTICAS princípios protestantes
No entanto vago e indeterminado o credo dos protestantes individuais pode ser, ele sempre repousa sobre algumas regras padrão, ou princípios, tendo sobre as fontes da fé, os meios de justificação, e da constituição da Igreja. Uma autoridade reconhecida protestante, Philip Schaff (em "The New Schaff-Herzog Encyclopedia of Knowledge Religiosa", sv Reforma), resume os princípios do protestantismo, nos seguintes termos:
O protestante vai diretamente para a Palavra de Deus para a instrução, e ao trono da graça em suas devoções, enquanto o piedoso católico romano consulta o ensino de sua igreja, e prefere oferecer suas orações por meio da Virgem Maria e os santos .
A partir deste princípio geral da liberdade evangélica, e relação individual direta do crente a Cristo, faça as três doutrinas fundamentais do protestantismo - a supremacia absoluta de (1) a Palavra, e de (2) a graça de Cristo, e (3) o sacerdócio geral dos crentes. . . .
1. Sola Scriptura ("Somente a Bíblia")
O [primeiro] objetivo [ou formal] princípio proclama as Escrituras canônicas, especialmente o Novo Testamento, para ser a fonte única infalível e regra de fé e prática, e afirma o direito à interpretação particular do mesmo, em distinção da Igreja Católica Romana tradição vista, que declara a Bíblia ea tradição de ser coordenados fontes e regra de fé, e faz, especialmente os decretos dos papas e dos conselhos, o único intérprete legítimo e infalível da Bíblia. Em sua forma extrema Chillingworth expressou esse princípio da Reforma na conhecida fórmula: "A Bíblia, toda a Bíblia e nada mais que a Bíblia, é a religião dos protestantes". Protestantismo, no entanto, de modo algum despreza ou rejeita a autoridade da Igreja como tal, mas apenas a subordina a, e mede o seu valor por, a Bíblia, e acredita em uma interpretação progressista da Bíblia através da expansão da consciência e aprofundamento da cristandade. Assim, além de ter seus próprios símbolos ou padrões de doutrina público, manteve todos os artigos dos credos antigos e uma grande quantidade de tradição disciplinar e ritual, e rejeitou apenas as doutrinas e cerimônias para as quais não foi encontrado mandado clara na Bíblia e que parecia contradizer a sua letra ou espírito. Os ramos do protestantismo calvinista foi mais longe em seu antagonismo com as tradições que o recebido a Luterana e Anglicana, mas todos unidos na rejeição da autoridade do papa. [Melanchthon por um tempo estava disposta a admitir isso, mas só jure humano, ou uma superintendência limitada disciplinar da Igreja], o merecimento das boas obras, indulgências, o culto da Virgem, santos e relíquias, os sacramentos (excepto Batismo e da Eucaristia), o dogma da transubstanciação e do Sacrifício da Missa, purgatório e orações para os mortos, confissão auricular, o celibato do clero, o sistema monástico, e o uso da língua latina no culto público, para o qual as línguas vernáculas foram substituídos.
2. Sola Fide ("Fé Alone")
O princípio subjetivo da Reforma é a justificação pela fé, ou melhor, pela graça livre através operatório fé em boas obras. Tem referência à apropriação pessoal da salvação cristã, e tem como objetivo dar toda a glória a Cristo, ao declarar que o pecador é justificado diante de Deus (ou seja, é absolvido de culpa, e declarado justo) apenas com o fundamento do todo-suficiente méritos de Cristo como apreendidos por uma fé viva, em oposição à teoria - então predominante, e substancialmente sancionada pelo Concílio de Trento - o que torna a fé e as boas obras coordenar as fontes de justificação, colocando a ênfase principal em obras. Protestantismo não depreciar as boas obras, mas nega o seu valor como fontes ou condições de justificação, e insiste-los como os frutos necessários de fé, ea prova de justificação.
3. Sacerdócio de todos os crentes
O sacerdócio universal dos crentes implica o direito eo dever dos cristãos leigos, não só de ler a Bíblia em língua vernácula, mas também de tomar parte no governo e todos os assuntos públicos da Igreja. Ela se opõe ao sistema hierárquico, o que coloca a essência ea autoridade da Igreja em exclusivo um sacerdócio, e faz sacerdotes ordenados os mediadores necessários entre Deus e as pessoas ". Veja também Schaff" O Princípio do protestantismo, Alemão e Inglês "( 1845).
III. DISCUSSÃO dos três princípios fundamentais do protestantismo
A. Sola Scriptura ("Somente a Bíblia")
A crença na Bíblia como a única fonte de fé é a-histórico, ilógico, fatal para a força da fé, e destrutiva da unidade.
É anti-histórica. Ninguém nega o fato de que Cristo e os Apóstolos fundou a Igreja, pregando e exigente fé em suas doutrinas. Nenhum livro contou ainda da Divindade de Cristo, o valor redentor da Paixão, ou da sua vinda para julgar o mundo, estas e todas as revelações semelhantes tiveram de ser acreditado na palavra dos Apóstolos, que eram, como mostraram os seus poderes , mensageiros de Deus. E aqueles que receberam a sua palavra o fez unicamente na autoridade. Como a apresentação imediata, implícita da mente era no tempo dos apóstolos o token necessário apenas de fé, não havia lugar para qualquer que seja o que hoje é chamado de juízo privado. Isso é bastante claro a partir das palavras das Escrituras: "Portanto, nós também damos graças a Deus sem cessar: porque, que quando você tinha recebido de nós a palavra da audiência de Deus, você recebeu não como palavra de homens, mas (como é de facto), a palavra de Deus "(1 Tessalonicenses 2:13). A palavra de audiência é recebida através de um professor humano e acredita na autoridade de Deus, que é o seu primeiro autor (cf. Romanos 10:17). Mas, se no tempo dos apóstolos, a fé consistia na apresentação de ensino autorizados, fá-lo agora, pois a essência das coisas nunca muda ea fundação da Igreja e da nossa salvação é imutável.
Novamente, é ilógica a base fé mediante a interpretação privada de um livro. Pois a fé consiste em submeter; particular interpretação consiste em julgar. Em fé é pelo ouvir, a última palavra cabe ao professor, em julgamento privado cabe ao leitor, que sustenta o texto da Escritura morto com um tipo de exame post-mortem e presta um veredicto sem apelação: ele acredita em si mesmo, em vez de em qualquer autoridade superior. Mas tal confiança em nossa própria luz não é fé. Julgamento privado é fatal para a virtude teologal da fé. John Henry Newman diz: "Eu acho que pode supor que esta virtude, que era exercido pelos primeiros cristãos, não é conhecido em todos os protestantes, entre agora, ou pelo menos, se existem casos de que, é exercida para com aqueles, eu quero dizer a sua professores e teólogos, que expressamente negam que eles são objetos da mesma, e exortar o povo para julgar por si mesmos "(" Discursos para congregações mistas ", Fé e Julgamento privada). E como prova ele avança a instabilidade da chamada fé protestante: "Eles são como crianças atiradas para outro e levados ao longo de toda a tempestade da doutrina Se tivessem fé, eles não mudariam Eles olham para a fé simples dos católicos como.. se a dignidade indigna da natureza humana, como servil e tolo ". No entanto, em que a fé simples e inquestionável a Igreja foi construída e é mantida até hoje. Onde a dependência absoluta da Palavra de Deus, proclamada pelos seus embaixadores acreditados, está querendo, ou seja, onde não há a força da fé, não pode haver unidade da Igreja. É lógico, ea história protestante confirma. Os "infelizes divisões", não só entre seita e seita, mas dentro da mesma seita, tornaram-se um provérbio. Eles são devido ao orgulho do intelecto privados, e eles só podem ser curadas pela humilde submissão a uma autoridade divina.
B. Sola Fide (Justificação pela "Fé Alone")
Veja o artigo JUSTIFICAÇÃO separado.
C. sacerdócio de todos os crentes
O "sacerdócio universal dos crentes" é uma fantasia gostava que vai bem com os outros princípios fundamentais do protestantismo. Pois, se cada homem é seu próprio mestre supremo e é capaz de justificar-se por um simples ato de fé, não há mais necessidade de professores ordenados e ministros do sacrifício e dos sacramentos. Os próprios sacramentos, de fato, tornar-se supérfluo. A abolição dos sacerdotes, sacrifícios e sacramentos é a consequência lógica de premissas falsas, ou seja, o direito de julgamento privado e justificação pela fé, é, portanto, tão ilusório quanto estes. Além disso, é contrário à Escritura, a tradição, a razão. A posição protestante é que o clero tinha sido originalmente representantes do povo, derivando todo o seu poder a partir deles, e só fazendo, para o bem da ordem e conveniência, o que os leigos podem fazer também. Mas as Escrituras falam de bispos, sacerdotes, diáconos como investidos de poderes espirituais não possuíam pela comunidade em geral, e transmitida por um sinal externo, a imposição das mãos, criando assim uma ordem separada, uma hierarquia. Escritura mostra a Igreja começando com um sacerdócio ordenado como seu elemento central. História mostra igualmente este sacerdócio vivendo em sucessão ininterrupta até os dias atuais no Oriente e no Ocidente, mesmo em Igrejas separadas de Roma. E a razão requer uma instituição, uma sociedade estabelecida, confessadamente, para continuar a obra salvífica de Cristo deve possuir e perpetuar o seu poder de poupança, que deve ter um ensino e ministrando fim comissionados por Cristo, como Cristo foi encomendado por Deus; "Como o Pai tem me enviou, eu também vos envio "(João 20:21). Seitas que estão em melhores sombras de cera Igrejas e diminuem com o poder sacerdotal, subconscientemente ou instintivamente atribuem aos seus pastores, presbíteros, pastores, pregadores e outros líderes.
IV. ACÓRDÃO PRIVADO NA PRÁTICA
À primeira vista parece que o julgamento privado como regra de fé que uma vez dissolver todos os credos e confissões em opiniões individuais, tornando a vida impossível qualquer igreja baseada em uma fé comum. Para capita quot tot sensus: não há dois homens pensam exatamente iguais em qualquer assunto. No entanto, somos confrontados com o fato de que as igrejas protestantes têm vivido vários séculos e que moldou o caráter não apenas de indivíduos, mas de nações inteiras, para que milhões de almas têm encontrado e estão encontrando neles o alimento espiritual que satisfaz seus desejos espirituais, que sua atividade missionária e de caridade está cobrindo campos largos no país e no exterior. A aparente incongruência não existe na realidade, para o julgamento privado nunca e em nenhum lugar é permitido desempenhar plenamente na elaboração das religiões. A Bíblia e abra a mente aberta sobre sua interpretação são bastante uma isca para atrair as massas, por seu orgulho lisonjeiro e enganando sua ignorância, do que um princípio de fé.
A primeira limitação imposta sobre o pedido de julgamento privado é a incapacidade da maioria dos homens de julgar por si sobre as questões acima de suas necessidades físicas. Quantos cristãos são feitas pelas toneladas de Testamentos distribuídos pelos missionários para os gentios? O que a religião poderia até mesmo um extrato homem bem-educados da Bíblia se ele tinha nada, mas seu cérebro e seu livro para guiá-lo? A segunda limitação decorre ambiente e preconceitos. O suposto direito de julgamento privado não é exercido até a mente já está abastecido com ideias e noções fornecidas pela família e pela comunidade, principalmente entre sendo estas as concepções atuais de dogmas religiosos e deveres. As pessoas estão a ser dito católicos, protestantes, maometanos, pagãos "de nascença", porque o ambiente em que eles nascem, invariavelmente, dota-los com a religião local muito antes que eles são capazes de julgar e escolher por si. E a empresa espera que esta formação inicial fica na mente é bem ilustrada pelo pequeno número de mudanças na vida depois. Conversões de uma crença para outra são de ocorrência relativamente rara. O número de conversões em qualquer denominação em comparação com o número de aderentes stauncher é uma quantidade insignificante. Mesmo onde o julgamento privado levou à convicção de que alguma outra forma de religião é preferível a uma conversão, professada nem sempre é alcançado. O convertido, ao lado e além de seu conhecimento, tem que ter força de vontade suficiente para romper com velhas associações, amizades antigas, velhos hábitos, e para enfrentar as incertezas da vida no novo ambiente. Seu senso de dever, em muitos ças, deve ser de temperamento heróico.
Uma terceira limitação colocar sobre o exercício de julgamento privado é a autoridade da Igreja e do Estado. Os reformadores aproveitou sua emancipação da autoridade papal, mas não mostrou nenhuma inclinação a permitir que os seus seguidores a mesma liberdade. Lutero, Zwinglio, Calvino e Knox eram tão intolerantes do julgamento privado quando isso ia contra os seus próprios olhos como qualquer papa em Roma nunca foi intolerante de heresia. Confissões de fé, símbolos e catecismo foram criados em todos os lugares, e foram, invariavelmente, apoiado pelo poder secular. Na verdade, o poder secular em várias partes da Alemanha, Inglaterra, Escócia, e em outros lugares teve mais a ver com a moldagem de denominações religiosas que julgamento privado e justificação pela fé. Governantes foram guiados por considerações políticas e materiais em sua adesão a determinadas formas de fé, e usurpou o direito de impor sua própria escolha sobre seus súditos, independentemente das opiniões privadas: cujus regio hujus religio.
As considerações acima mostram que nunca o primeiro princípio protestante, o julgamento livre, influenciou as massas protestantes em geral. Sua influência é limitada a alguns líderes do movimento, para os homens que por força de forte caráter eram capazes de criar seitas separadas. Eles, de fato rejeitou a autoridade da Igreja Velha, mas logo transferiu-a para suas próprias pessoas e instituições, se não aos príncipes seculares. Como impiedosamente a nova autoridade foi exercida, é questão de história. Além disso, no decorrer do tempo, julgamento privado amadureceu em desenfreada Livre pensador, Racionalismo, Modernismo, agora galopante na maioria das universidades, a sociedade culta, e da Imprensa. Plantado por Lutero e outros reformadores da semente não teve raiz, ou logo murcha, entre as massas semi-educadas que continua agarrado à autoridade ou foram coagidos pelo braço secular, mas que floresceu e produziu o seu fruto principalmente nas escolas e entre os fileiras da sociedade que chamar sua vida intelectual a partir dessa fonte. A imprensa moderna é infinito em esforçou para espalhar sua livre decisão e resultados mais recentes para o público leitor.
Deve-se observar que os primeiros protestantes, sem exceção, fingia ser a verdadeira Igreja fundada por Cristo, e tudo manteve o Credo dos Apóstolos com o artigo "Creio na Igreja Católica". O fato de sua origem católica e arredores responsável tanto por sua boa intenção e para as confissões de fé para que eles próprios obrigados. No entanto, tais confissões, se há alguma verdade na afirmação de que o julgamento privado ea Bíblia aberta são as únicas fontes de fé protestante, são diretamente antagônica ao espírito protestante. Isto é reconhecido, entre outros, por JH Blunt, que escreve: "A mera existência de tais confissões de fé como obrigatórias para todos ou qualquer um dos membros da comunidade cristã é incompatível com os grandes princípios sobre os quais os órgãos protestante justifica sua separação da Igreja, o direito de julgamento privado.
Não tem qualquer membro apenas como um direito de criticar e rejeitá-los como seus antepassados ​​tinham o direito de rejeitar os credos católicos ou os cânones dos conselhos gerais? Eles parecem violar outra doutrina proeminente dos reformadores, a suficiência da Sagrada Escritura para a salvação. Se a Bíblia por si só é suficiente, o que precisa é de acrescentar artigos? Se voltado é que eles não são adições ao, mas apenas de explicações, a Palavra de Deus, a questão ainda se coloca, entre as muitas explicações, mais ou menos em desacordo uns com os outros dadas pelos diferentes seitas do protestantismo, que é a decidir qual é a verdadeira? Seu professo tendo como objectivo assegurar uniformidade, a experiência de 300 anos provou-nos o que pode não ter sido prevista pelos respectivos autores, que tiveram um resultado diametralmente oposto, e não foram produtivos, mas de união de variância "(Dict . das seitas, heresias, etc ", Londres, 1886, confissões protestantes sv de fé). Fixando julgamento privado com a Bíblia os reformadores começaram um livro religião, ou seja, uma religião que, teoricamente, a lei de fé e conduta é contido em um documento escrito, sem método, sem autoridade, sem um intérprete autorizado.
A coleção de livros chamada "Bíblia" não é um metódico código de fé e moral; se ele é separado do fluxo da tradição que afirma a sua inspiração divina, ele não tem autoridade especial, e, nas mãos de privados intérpretes, a sua significado é facilmente torcido para todos os privados mente. Nossas leis modernas, elaboradas por mentes modernas exigências modernas, sejam diários obscurecidas e desviado do seu objecto por pleaders interessados: os juízes são uma necessidade absoluta para a sua correta interpretação e aplicação, e, a menos que dizer que a religião é apenas uma preocupação pessoal, que coerente organismos religiosos ou igrejas são supérfluos, temos de admitir que os juízes de fé e moral são tão necessárias para eles como juízes de direito civil são para membros. E essa é outra razão pela sentença privado, embora julgada procedente, em teoria, não foi realizado na prática. Por uma questão de fato, todas as denominações protestantes são constituídas sob as autoridades, sejam eles chamados sacerdote ou presbíteros, anciãos, pastores ou ministros ou presidentes. Não obstante a contradição entre a liberdade que proclamam a obediência e eles exata, a sua regra tem sido muitas vezes cruel para um grau, especialmente em comunidades calvinistas. Assim, nos séculos XVII e XVIII não houve país mais pelos párocos no mundo que não Presbiteriana da Escócia. Um livro-religião tem, além disso, outra desvantagem.
Seus devotos devoção pode desenhar a partir dele somente como adoradores fetiche desenhá-lo de seu ídolo, viz. Por acreditar firmemente no seu espírito oculto. Remover crença na inspiração divina dos livros sagrados, eo que resta pode ser considerada simplesmente como um documento de humanos ilusão religiosa ou mesmo de fraude. Agora, no decorrer dos séculos, o julgamento foi parcialmente privado conseguiram tomar o espírito da Bíblia, deixando pouco mais do que a letra, para os críticos, de alta e baixa, para discutir sem qualquer vantagem espiritual.
V. "justificação pela fé somente" na prática
Este princípio traz sobre conduta, ao contrário do juízo livre, que tem na fé. Não está sujeito às mesmas limitações, para a sua aplicação prática exige menos capacidade mental; seu trabalho não pode ser testada por qualquer pessoa, é estritamente pessoal e interna, escapando assim tais conflitos violentos com a comunidade ou estado, como levaria a repressão. Por outro lado, uma vez que evita a coerção, presta-se a aplicação prática em cada passo na vida do homem, e favorece a inclinação do homem para o mal, tornando o chamado "conversão" ridiculamente fácil, sua influência perniciosa sobre a moral é manifesto. Adicionar a justificação pela fé somente as doutrinas da predestinação para o céu ou para o inferno, independentemente da ação do homem, e da escravidão da vontade humana, e parece inconcebível que qualquer boa ação em todos poderiam resultar de tais crenças. Por uma questão de história, a moralidade pública fez de uma só vez deteriorar-se a um grau terrível onde o protestantismo foi introduzido. Sem mencionar os roubos de bens da Igreja, o tratamento brutal dispensado ao clero, secular e regular, que permaneceram fiéis, e os horrores de tantas guerras de religião, temos o testemunho do próprio Lutero como para os maus resultados de seu ensino (ver Janssen, "História do povo alemão", Eng.. tr., vol. V, Londres e St. Louis, 1908, 27-83, onde cada citação é documentado por uma referência a Lutero obras publicadas pelo de Wette).
VI. Advento de uma nova ordem: Cesaropapismo
Um quadro semelhante de degradação moral e religiosa podem ser facilmente retirados de escritores contemporâneos protestantes para todos os países após a primeira introdução do protestantismo. Não poderia ser de outra forma. A fermentação imensa causada pela introdução de princípios subversivos na vida de um povo naturalmente traz à tona e mostra em sua feiúra máximo tudo o que é brutal na natureza humana. Mas só por um tempo. O fermento se exaure, o desaparecimento de fermentação, e reaparece ordem, possivelmente sob novas formas. A nova forma de ordem social e religiosa, que é o resíduo da grande revolta protestante na Europa, é Religião territorial ou Estado - uma ordem baseada na supremacia religiosa do governante temporal, em contraste com a antiga ordem em que o governante temporal fez um juramento de obediência à Igreja. Para a correta compreensão do protestantismo que é necessário descrever a génese desta mudança de longo alcance. Primeira Lutero tentativas reformadoras foram radicalmente democrática. Ele procurou beneficiar as pessoas em geral, cortando os poderes da Igreja e do Estado. Os príncipes alemães, para ele, eram "geralmente os maiores tolos ou os piores canalhas da terra". Em 1523, ele escreveu: "O povo não vai, não pode, não deve suportar a sua tirania ea opressão por mais tempo O mundo não é agora o que era antigamente, quando você poderia perseguir e conduzir as pessoas como jogo.". Este manifesto, dirigido para as massas mais pobres, foi retomada por Franz von Sickingen, um Cavaleiro do Império, que entrou em campo na execução de suas ameaças. Seu objetivo era duplo: reforçar o poder político dos cavaleiros - a nobreza inferior - contra os príncipes, e para abrir o caminho para o novo Evangelho por derrubar os bispos. Sua empresa teve, no entanto, o resultado oposto. Os cavaleiros foram derrotados, eles perderam o que influência que possuía, e os príncipes foram proporcionalmente reforçada. A subida dos camponeses da mesma forma se virou para a vantagem de os príncipes: o abate com medo de Frankenhausen (1525) deixou os príncipes sem um inimigo eo novo Evangelho sem os seus defensores naturais. Os príncipes vitoriosos usaram seu poder aumentado inteiramente em proveito próprio, em oposição à autoridade do imperador ea liberdade da nação, o novo Evangelho também era para ser subserviente para este fim, e isso com a ajuda do próprio Lutero.
Após o fracasso da revolução, Lutero e Melanchthon começou a proclamar a doutrina do poder dos governantes ilimitado sobre seus súditos. Seus princípios dissolução tinha, em menos de dez anos, destruiu a ordem existente, mas foram incapazes de unidos seus detritos em um novo sistema. Assim, os poderes seculares foram chamados para ajudar, a Igreja foi colocado a serviço do Estado, a sua autoridade, a sua riqueza, as suas instituições todos passaram para as mãos dos reis, príncipes e magistrados da cidade. O descartados Papa de Roma foi substituído por dezenas de papas em casa. Estes ", para fortalecer-se por alianças para a promulgação do Evangelho", uniram-se dentro dos limites do Império Alemão e fizeram causa comum contra o imperador. A partir deste momento em diante o progresso do protestantismo é em política do que em linhas religiosas, as pessoas não estão clamando por inovações, mas os governantes encontrar sua vantagem em ser bispos supremos, e pela força, ou astúcia, ou ambos impor o jugo do novo Evangelho em seus assuntos. Dinamarca, Suécia, Noruega, Inglaterra, e todos os pequenos principados e cidades imperiais na Alemanha são exemplos no ponto. Os chefes supremos e governadores estavam bem conscientes de que os princípios que tinha trazido para baixo a autoridade de Roma seria igualmente derrubar o seu próprio, daí as leis penais em todos os lugares decretadas contra os dissidentes da religião de estado decretado pelo governante temporal. Inglaterra sob Henrique VIII, Elizabeth, e os puritanos elaborou o mais feroz de todos os códigos penais contra os católicos e outros insatisfeitos com a religião estabelecida.
Para resumir: os princípios muito elogiado protestantes só forjado desastre e confusão em que se permitiu brincadeira livre; ordem só foi restaurada pela reversão para algo como o velho sistema: símbolos de fé imposta por uma entidade exterior e executada pelo braço secular. Nenhum laço de união entre as muitas igrejas nacionais, com exceção de seu ódio comum "Roma", que é a marca de nascença de todos, e pela marca de muitos, até os nossos dias.
VII. RAPIDEZ DE PROGRESSO PROTESTANTE EXPLICADO
Antes de passar para o estudo do protestantismo contemporâneo, vamos responder a uma pergunta e resolver uma dificuldade. Como é a rápida disseminação do protestantismo contabilizada? Não é uma prova de que Deus estava do lado dos reformadores, inspirando, fomentar e coroando seus esforços? Certamente, como nós consideramos o crescimento do cristianismo primitivo e sua rápida conquista do Império Romano, como provas de sua origem divina, de modo que devemos extrair a mesma conclusão em favor do protestantismo de sua rápida propagação na Alemanha e partes do norte da Europa. Na verdade, a Reforma espalhar muito mais rápido do que a Igreja Apostólica. Quando o último dos apóstolos morreu, não reinos, há vastas extensões de terras, eram inteiramente cristã, o Cristianismo ainda estava se escondendo nas catacumbas e em out-of-the-way subúrbios das cidades pagãs. Considerando que, em um período de igual duração, digamos 70 anos, o protestantismo tinha tomado conta da maior parte da Alemanha, Escandinávia, Suíça, Inglaterra e Escócia. Uma consideração momentânea fornece a solução desta dificuldade. O sucesso não é invariavelmente devido à intrínseca bondade, nem é falha uma prova certa de maldade intrínseca. Tanto em grande parte, dependem de circunstâncias: sobre os meios empregados, os obstáculos no caminho, a receptividade do público. O sucesso do protestantismo, portanto, deve ele próprio ser testado antes de ser usada como um teste de bondade intrínseca.
O movimento reformatório do século XVI encontraram o terreno bem preparado para a sua recepção. O clamor por uma reforma completa da Igreja na cabeça e os membros foram tocando pela Europa durante um século inteiro, que foi justificado pelas vidas mundanas de muitos do clero, alto e baixo, por abusos na administração da igreja, por extorsões de dinheiro, pela negligência dos deveres religiosos atingindo muito grande e através do corpo dos fiéis. Protestantismo tinha oferecido uma reforma no sentido de alteração, provavelmente todos os elementos corruptos na Igreja teria se voltado contra ele, como os judeus e pagãos se voltou contra Cristo e os Apóstolos. Mas o que os reformadores que visam era, pelo menos em primeira instância, a derrubada radical da Igreja existente, e esta queda foi efectuada por favorecer a todos os instintos piores do homem. A isca foi oferecido à concupiscência de sete cabeças que habita em todo o coração humano, o orgulho, avareza, luxúria, ira, gula, inveja, preguiça, e todos os seus descendentes foram cobertos e curado por fácil confiar em Deus. Não há boas obras foram necessárias: a imensa fortuna da Igreja foi o prêmio de apostasia: independência política e religiosa seduzido os reis e príncipes: a abolição dos dízimos, confissão, jejum e outras obrigações cansativo atraiu as massas. Muitas pessoas foram enganadas para a nova religião pela ida das aparências que o catolicismo inovadores cuidadosamente mantidos, por exemplo, na Inglaterra e nos reinos escandinavos. Evidentemente, não precisamos olhar para a intervenção divina para explicar a rápida disseminação do protestantismo. Seria mais plausível para ver o dedo de Deus na paragem do seu progresso.
VIII. Atual PROTESTANTISMO
Teologia
Depois de quase quatro séculos de existência, o protestantismo na Europa ainda é a religião de milhões, mas não é mais o protestantismo original. Foi, e é, em um fluxo perpétuo: o princípio do julgamento livre e desimpedida, ou, como é chamado agora, o subjetivismo, foi balançando seus adeptos para lá e para cá da ortodoxia à pietismo, do racionalismo de indiferentismo. O movimento foi mais pronunciada em centros intelectuais, nas universidades e entre os teólogos em geral, no entanto, se espalhou para baixo para as classes mais baixas. A escola Ritschl-Harnack moderno, também chamado Modernismo, tem discípulos em todos os lugares e não apenas entre os protestantes. Para um levantamento preciso e exaustivo de suas principais linhas de pensamento que remetem o leitor a Encíclica "Pascendi Dominici Gregis" (8 de setembro de 1907), o objetivo declarado de que é defender a Igreja Católica contra infiltrações protestantes. Em um ponto, de fato, o modernista condenada por Pio X difere de seus irmãos intelectual: ele permanece, e quer continuar a ser, dentro da Igreja Católica, a fim de fermento com as suas ideias, o outro fica fora francamente, um inimigo ou um estudante arrogante da evolução religiosa. Também deve ser notado que nem todos os itens do programa modernista precisam ser rastreados para a Reforma Protestante, porque o espírito moderno é o resíduo destilado de muitas filosofias e muitas religiões: o ponto é que o protestantismo se proclama o seu porta-estandarte, e as reivindicações crédito para suas realizações.
Além disso, pontos de vista modernista em filosofia, teologia, história, crítica, apologética, reforma da igreja, etc, são defendidas em nove décimos da literatura teológica protestante na Alemanha, França e Estados Unidos, Inglaterra apenas um pouco mais atrasadas. Agora, o Modernismo é nos antípodas do século XVI, o protestantismo. Para usar a terminologia de Ritschl, dá novos "valores" para as velhas crenças. Escritura ainda é falado de como inspirado, mas sua inspiração é apenas a expressão apaixonada de humanos experiências religiosas, Cristo é o Filho de Deus, mas a Sua filiação é como a de qualquer outro homem bom, as idéias de Deus, da religião, Igreja, os sacramentos, perderam seus valores antigos: eles representam nada real fora do sujeito em cuja vida religiosa eles formam uma espécie de paraíso dos tolos. O fato fundamental da Ressurreição de Cristo é um fato histórico já não, é outra aberração, mas da mente acreditando. Harnack coloca a essência do cristianismo, que é todo o ensinamento de Cristo, para a Paternidade de Deus e da Irmandade do homem: o próprio Cristo não é parte do Evangelho! Tal não foi o ensinamento dos reformadores. Atual protestantismo, portanto, pode ser comparado com o Gnosticismo, maniqueísmo, o Renascimento do século XVIII filosofismo, na medida em que estes foram virulentos ataques à cristandade, com o objetivo de nada menos do que a sua destruição. Ele tem conseguido importantes vitórias em uma espécie de guerra civil entre a ortodoxia ea incredulidade dentro do âmbito protestante, que não é inimigo média no portão da Igreja Católica.
IX. POPULAR PROTESTANTISMO
Na Alemanha, especialmente nas maiores cidades, protestantismo, como um guia positivo na fé e moral, está rapidamente desaparecendo. Ele perdeu toda a espera das classes trabalhadoras. Seus ministros, quando não eles mesmos infiéis, dobre as mãos no desespero impotente. A velha fé é pregado, mas pouco e com pouco lucro. As energias ministeriais estão voltadas para obras de caridade, missões estrangeiras, polêmicas contra os católicos. Entre as nações de língua Inglês coisas parecem um pouco melhor. Aqui a aderência do protestantismo sobre as massas era muito mais apertado do que na Alemanha, o reavivamento wesleyano eo partido Igreja alta entre os anglicanos fez muito para manter um pouco de fé viva, eo ensino deletério dos deístas ingleses e racionalistas não penetrar no coração do pessoas.
Presbiterianismo na Escócia e em outros lugares também tem mostrado mais vitalidade do que menos bem organizados seitas. "Inglaterra", diz JR Green, "tornou-se o povo de um livro", e que o livro era a Bíblia. Foi ainda o único livro Inglês, que era familiar para todos os ingleses, que foi lida nas igrejas e ler em casa, e em todos os lugares as suas palavras, como eles caíram em ouvidos que não tinha costume amortecido, acendeu um entusiasmo surpreendente. . . . Medida em que a nação em geral estava em causa, sem história, sem romance, poesia dificilmente qualquer, salve o verso pouco conhecida de Chaucer, existiam na língua Inglês, quando a Bíblia foi condenada a ser criado em igrejas. . . . O poder do livro sobre a massa de ingleses mostrou-se de mil maneiras superficiais, e em nenhum mais conspicuamente do que na influência exercida sobre o discurso comum. . . . Mas muito maior do que seu efeito sobre a frase literatura ou social foi o efeito da Bíblia sobre o caráter das pessoas em geral. . . (Hist. do povo inglês, cap. Viii, 1).
X. PROTESTANTISMO E PROGRESSO
Preconceitos A.
A mente humana é constituída assim que ele as cores com suas próprias concepções anteriores qualquer nova noção que se apresenta para a aceitação. Embora a verdade seja objetivo e da sua natureza e uma imutável, as condições pessoais são em grande parte relativa, depende de preconceitos, e mutável. Os argumentos, por exemplo, que 300 anos atrás nossos pais convencido da existência de bruxas e enviou milhões de los à tortura e à fogueira, não fazem impressão em nossas mentes mais iluminadas. O mesmo pode ser dito de toda a controvérsia teológica do século XVI. Para o homem moderno é um corpo escuro, cuja existência ele está consciente, mas cujo contato ele evita. Com as controvérsias foram os grossos, métodos inescrupulosos de ataque. Os adversários agora estão enfrentando uns aos outros como parlamentares de partidos opostos, com um desejo comum de equidade educado, não mais como soldados armados apenas com a intenção de matar, por meios lícitos ou ilícitos. Exceções existem ainda, mas só em baixas profundidades nos estratos literários. Onde esta mudança de comportamento, apesar da identidade de posições? Porque nós somos mais razoável, mais civilizado, porque evoluímos de escuridão medieval à luz comparativa moderna. E de onde vem esse progresso? Aqui protestantismo coloca na sua alegação, que, libertando a mente de escravidão romana, que abriu o caminho para a liberdade religiosa e política; desembaraçado de evolução com base na auto-suficiência, para um padrão mais elevado de moralidade, para o avanço da ciência - em suma para everygood coisa que veio ao mundo desde a Reforma. Com a maioria dos não-católicos, este conceito tem endurecido em um prejuízo que não pode romper raciocínio: a discussão a seguir, portanto, não será uma batalha real para a vitória final, mas sim de uma revisão dos fatos e pacífica princípios.
B. Progresso na Igreja e Igrejas
A Igreja Católica do século XX é muito antes do que a do XVI. Ela fez-se a perda de poder político e da riqueza do mundo pelo aumento influências espirituais e eficiência; seus adeptos são mais generalizada, mais numerosos, mais fervorosa do que em qualquer outro momento da sua história, e eles são obrigados ao governo central em Roma, por um mais afeto filial e um sentido mais claro do dever. A educação religiosa é abundantemente prevista clero e leigos; prática religiosa, moral, e obras de caridade estão florescendo, a missão católica de campo é mundial e rico em colheita. A hierarquia nunca foi tão unidos, nunca tão dedicado ao papa. Os romanos unidade é resistir com êxito as incursões das seitas, das ideologias, da política. Será que os nossos irmãos separados contar um conto semelhante das suas muitas igrejas, mesmo em terras onde eles são governados e apoiado pelo poder secular? Nós não alegra com a sua desintegração, em sua queda em indiferença religiosa, ou retornando para partidos políticos. Não, pois qualquer resquício de cristianismo é melhor do que o mundanismo em branco. Mas nós tirar esta conclusão: a de que, depois de quatro séculos, o princípio católico de autoridade ainda está trabalhando a salvação da Igreja, enquanto que entre os protestantes do princípio de subjetivismo está a destruir o que resta da sua antiga fé e conduzir multidões em indiferença religiosa e afastamento de o sobrenatural.
C. Progresso na Sociedade Civil
A organização política e social da Europa tem sofrido mudanças maiores do que as Igrejas. Prerrogativas reais, como a exercida, por exemplo, pela dinastia Tudor, na Inglaterra, se foram para sempre. "A prerrogativa era absoluta, tanto na teoria quanto na prática. Governo foi identificado com a vontade do soberano, sua palavra era lei para a consciência, bem como a conduta de seus súditos" (Brewer, "Cartas e Documentos, estrangeiros e nacionais etc ", II, pt. I, 1, p. ccxxiv). Em nenhum lugar agora é perseguição por causa da consciência inscrito nas nacionais estatuto-books, ou deixado ao capricho dos governantes. Onde ainda carregava sobre ele é o trabalho de anti-religioso paixão temporariamente no poder, e não a expressão da vontade nacional, em qualquer caso que tenha perdido muito de sua barbárie anterior. A educação é colocada ao alcance dos mais pobres e mais baixo. A punição do crime não é mais uma ocasião para a espectacular exibição de crueldade humana para seres humanos. Pobreza é largamente evitado e aliviado. Guerras diminuem em número e são travadas com a humanidade; atrocidades como as da Guerra dos Trinta Anos, na Alemanha, as guerras huguenotes na França, as guerras de Espanha, na Holanda, e invasão de Cromwell da Irlanda são ido além da possibilidade de retorno. A bruxa-finder, o witchburner, o inquisidor, o soldado mercenário dissolvida deixaram de atormentar as pessoas. A ciência tem sido capaz de verificar os surtos de peste, cólera, varíola e outras epidemias, a vida humana tem sido alongado e comodidades aumentou cem vezes. Vapor e eletricidade a serviço da indústria, comércio e comunicação internacional, estão agora mesmo desenho humanidade juntos em uma família grande, com muitos interesses em comum e uma tendência para a civilização uniforme. A partir do século XVI ao século XX, foi de fato o progresso. Quem foram os seus principais promotores? Católicos, ou protestantes, ou nenhum dos dois?
As guerras civis e revoluções do século XVII, que pôs fim às prerrogativas reais na Inglaterra, e criou um verdadeiro governo do povo pelo povo, eram religiosos em todo e protestantes para o núcleo. "A liberdade de consciência", foi o grito dos puritanos, que, no entanto, significou a liberdade para se contra Episcopado estabelecida. Abuso tirânico de sua vitória em oprimir os episcopais trouxe sua queda, e que por sua vez foram vítimas de intolerância. James II, ele próprio católico, foi o primeiro a lutar por todos os meios ao seu comando, para garantir para seus súditos de todas as denominações "liberdade de consciência para todos os tempos futuros" (Declaração de Indulgência, 1688). Seu liberalismo era tolerado em prematuros por muitos dos clérigos e leigos da Igreja Estabelecida, a única que não tinha nada a ganhar com isso, mas animado a oposição mais violenta entre os não-conformistas protestantes que, com a exceção dos Quakers, preferiu uma continuação de servidão para a emancipação se partilhado com o odiado e temido "papistas". Tão forte era esse sentimento que ele superou todos os princípios de patriotismo e respeito ao direito de Inglês que as pessoas têm o costume de se vangloriar, levando-os a acolher um estrangeiro usurpador e as tropas estrangeiras por nenhuma outra razão do que para conseguir a sua ajuda contra os seus concidadãos Católica -sujeitos, em parte para fazer exatamente o que o último foi falsamente acusado de fazer no tempo de Elizabeth.
A dinastia Stuart perdeu o trono, e seus sucessores foram reduzidos a meras figuras de cabeças. Liberdade política tinha sido alcançado, mas os tempos não estavam ainda maduros para a mais ampla liberdade de consciência. As leis penais contra os católicos e os dissidentes foram agravados em vez de abolida. Que a Revolução Francesa de 1789 foi largamente influenciada pelos acontecimentos ingleses do século anterior é sem sombra de dúvida, é, no entanto, igualmente certo que o seu espírito em movimento não foi Puritanismo Inglês, para os homens que montou uma declaração dos Direitos do Homem contra os direitos de Deus, e que Paris, chamou os seus ideais de Roma pagã, e não de Inglaterra protestante.
D. progresso na tolerância religiosa
Quanto à influência protestante sobre o progresso geral da civilização desde a origem do protestantismo devemos marcar pelo menos dois períodos: o primeiro, desde o início em 1517 até o fim da Guerra dos Trinta Anos (1648), a segunda de 1648 até o presente dias, o período de expansão juvenil, eo período de maturidade e decadência. Mas, antes de repartir a sua influência sobre a civilização das perguntas anteriores devem ser examinados: em que medida é que o cristianismo contribuir para a melhoria do homem - intelectual, moral, material - neste mundo: para os seus efeitos salutares sobre a alma do homem após a morte não pode ser testado, e consequentemente, não podem ser usados ​​como argumentos em uma dissertação puramente científica. Havia altamente civilizadas nações na Antigüidade, Assíria, Egito, Grécia, Roma, e há agora a China eo Japão, cuja cultura não deve nada ao cristianismo. Quando Cristo veio para iluminar o mundo, a luz da cultura grega e romana estava brilhando seu mais brilhante, e há pelo menos três séculos mais nova religião não acrescentou nada ao seu brilho. O espírito de caridade cristã, no entanto, aos poucos a massa levedada nações, abrandando o coração dos governantes e melhorar a condição dos governados, especialmente dos pobres, o escravo, o prisioneiro. A estreita união da Igreja e do Estado, iniciada com Constantino e continuou sob seus sucessores, os imperadores romanos do Oriente e do Ocidente, levou a muito bom, mas, provavelmente, para o mal mais. O episcopado dos leigos, que os príncipes assumiu quase reduziu a Igreja medieval de um estado de abjeta vassalagem, o clero secular a ignorância eo mundanismo, o camponês à miséria escravidão e muitas vezes.
Se não fosse para os mosteiros da Igreja da Idade Média não teria salvo, como o fez, o resto de cultura grega e romana, que tão poderosamente ajudou a civilizar a Europa Ocidental após as invasões dos bárbaros. Espalhadas por todo o Ocidente, os monges formada sociedades modelo, bem organizado, com justiça determinou, e prosperando pelo trabalho de suas mãos, verdadeiros ideais de uma civilização superior. Ainda era a antiga civilização romana, permeado com o cristianismo, mas algemado pelos interesses dissonantes da Igreja e do Estado. Era a Europa cristã, a partir de um ponto de vista mundano, melhor no início do século XV, que pagão Europa no início do quarto? Para o início de nosso progresso distintamente moderna temos de voltar para a Renascença, o Humanista ou clássico, ou seja, renascimento pagão, seguindo, depois da conquista de Constantinopla pelos turcos (1453); após a descoberta da rodada rota indiano novo comércio do Cabo da Boa Esperança pelo Português; após a descoberta da América pelos espanhóis, e sobre o desenvolvimento de todos os interesses europeus, promovidas ou iniciadas no final do século XV, pouco antes do nascimento do protestantismo. A abertura do Novo Mundo foi para a Europa uma nova criação. Minds expandiu com os vastos espaços que lhes são apresentados para a investigação, o estudo da astronomia, primeiro no serviço de navegação, logo colheu a sua própria recompensa por descobertas em seu próprio domínio, o céu estrelado; geografia descritiva, botânica, antropologia, e tribo ciências exigiu estudo de quem iria colher uma participação no grande colheita Oriente e Ocidente. O novo impulso e nova direção dada ao comércio mudou o aspecto político da velha Europa. Homens e nações foram trazidos para que o contato próximo de interesses comuns, que é a raiz de toda a civilização; riqueza ea impressão imprensa fornecido os meios para satisfazer o desejo despertado para a arte, a ciência, a literatura ea vida mais refinado. Em meio a essa explosão de vida nova protestantismo aparece em cena, ela própria uma criança dos tempos. Será que isso ajuda ou atrapalha o movimento para a frente? A juventude do protestantismo foi, naturalmente, um período de turbulência, de confusão preocupante em todas as esferas da vida. Ninguém hoje pode ler sem um sentimento de vergonha e tristeza a história desses anos de conflito religioso e político; da religião em todos os lugares fez a serva da política, de destruição gratuita de igrejas e santuários e tesouros de arte sacra; das guerras entre os cidadãos a mesma terra conduzida com ferocidade incrível, de territórios devastadas, cidades pilhadas e nivelado ao solo, as pessoas pobres enviado à deriva a morrer de fome em seus campos estéreis; prosperidade comercial cortadas de um só golpe, de lugares de aprendizagem reduzida para ranting e vivendo soltos; de caridade banido de relacionamento social para dar lugar à calúnia e abuso, de grosseria no discurso e boas maneiras, de crueldade bárbara por parte dos príncipes, nobres, e os juízes nas suas relações com o "sujeito" eo prisioneiro, em suma da queda de quase súbita de países inteiros em pior do que a selvageria primitiva. "A ganância, o roubo, a opressão, a rebelião, repressão, guerras, destruição, degradação" seria uma montagem inscrição na lápide do protestantismo cedo.
Mas Durant não violenta. Protestantismo tem crescido agora em algo tranqüilo, difícil de definir. De uma forma ou outra, é a religião oficial em muitas terras de raça germânica, que também conta entre seus adeptos um número enorme de organismos independentes de religiosos. Estes protestantes Teutões e semi-Teutões pretendem ser líderes na civilização moderna: a possuir a maior riqueza, a melhor educação, a mais pura moral, em todos os aspectos que se sentem superiores aos do latim corridas que ainda professa a religião católica, e eles atribuem sua superioridade ao seu protestantismo.
Homem conhece a si mesmo, mas de forma imperfeita: o estado exato de sua saúde, a verdade de seu conhecimento, os motivos reais de suas ações, estão todos velado na semi-obscuridade, do seu vizinho que ele sabe menos ainda do que de si mesmo, e suas generalizações nacional personagem, caracterizado por apelidos, são caricaturas inúteis. Antipatias enraizadas em querelas antigas - política ou religiosa - entra em grande medida os juízos sobre as nações e Igrejas. Infamante, e, tanto quanto senso vai obsoletos epítetos aplicados no calor da paixão e da batalha ainda se apegam à antigo adversário e criar preconceito contra ele. Concepções formadas 300 anos atrás em meio a um estado de coisas que há muito tempo deixou de ser, ainda sobrevivem e distorcer nossos julgamentos. Como lentamente os termos protestante, papista, romanista, não-conformista, e outros estão perdendo sua antiga conotação desagradável. Mais uma vez: Há alguma das nações maiores que é puramente protestante? As províncias mais ricas do Império Alemão são católicos, e conter totalmente um terço de sua população total. Nos Estados Unidos da América, de acordo com o último censo, os católicos formam a maioria da população igreja-indo em muitas das maiores cidades: São Francisco (81,1 por cento), Nova Orleans (79,7 por cento), Nova York (76,9 por cento), St. Louis (69 por cento), Boston (68,7 por cento); Chicago (68,2 por cento); Filadélfia (51,8 por cento). Grã-Bretanha e suas colônias têm uma população de mais de 12 Católica milhões. Holanda e Suíça têm poderosos províncias e cantões católicos, apenas os pequenos reinos escandinavos têm conseguido manter-se a velha religião. Uma outra questão sugere-se: concessão que alguns estados são mais prósperos do que outros, é a sua maior prosperidade, devido à forma particular do cristianismo que professam? A idéia é absurda. Para todas as denominações cristãs têm o mesmo código moral - o Decálogo - e acreditam nas mesmas recompensas para o bom e punições para os maus. Nós ouvimo-lo afirmar que o protestantismo produz auto-suficiência, enquanto que o catolicismo extingue. Contra este pode ser definido a afirmação de que o catolicismo produz ordem disciplinado - um ativo tão bom comercial. A verdade da questão é que a auto-suficiência é melhor promovida por instituições políticas livres e um governo descentralizado. Estes existia na Inglaterra antes da Reforma e ter sobrevivido, eles também existia na Alemanha, mas foram esmagados por Cesaropapismo protestante, nunca para reviver com o seu vigor primitivo. Itália medieval, a Itália da Renascença, gostava de governo municipal livre em suas muitas cidades e principados: embora o país era católica, que surgiu uma safra de indisciplinados auto-suficientes homens, grande em muitas esferas da vida, o bem eo mal. E olhando para a história, vemos a França católica e Espanha atingindo o auge de sua grandeza nacional, enquanto a Alemanha estava minando e desintegração que o Sacro Império Romano investido na nação alemã - um império que foi a sua glória, a sua força, a fonte eo sustentáculo da sua cultura e prosperidade.
Grandeza da Inglaterra durante a mesma época é devido à mesma causa como a da Espanha: o impulso dado a todas as forças nacionais com a descoberta do Novo Mundo. Espanha e Inglaterra começou por garantir a unidade religiosa. Na Espanha, a Inquisição em um pequeno custo de vida humana preservada a antiga fé, na Inglaterra as leis infinitamente mais cruéis penais erradicado toda a oposição às inovações importadas da Alemanha. A própria Alemanha não recuperou a posição de destaque que detinha na Europa sob o imperador Carlos V até a constituição do novo império durante a Guerra Franco-Alemã (1871) Desde então, seu avanço em todos os sentidos, exceto o da religião, tem sido, como seriamente a ameaçar a supremacia comercial e marítima da Inglaterra. A verdade de toda a questão é esta: a tolerância religiosa foi colocada nos livros de leis das nações modernas, o poder civil cortou-se do eclesiástico, as classes dirigentes têm crescido assustadoramente indiferente às coisas espirituais, as classes educadas são em grande parte racionalista; as classes trabalhadoras são amplamente infectados com anti-religioso socialismo, um prolífico imprensa diária e periódica prega o evangelho do Naturalismo aberta ou veladamente a inúmeros leitores ávidos, em muitas terras ensino cristão é banido das escolas públicas; ea religião revelada está perdendo rapidamente que poder da política fashioning, cultura, vida doméstica, e de caráter pessoal, que é usado para exercer em benefício dos estados cristãos. Em meio a esse vôo quase geral de Deus para com a criatura, o catolicismo só faz uma posição: o seu ensino está intacta, a sua forte disciplina do que nunca, a sua confiança na vitória final é inabalável.
E. O Teste de Vitalidade
A melhor padrão de comparação do que o glamour do progresso do mundo, no melhor resultado acidental de um sistema religioso, é o poder de auto-preservação e propagação, ou seja, a energia vital. Quais são os fatos? "O movimento anti-protestante na Igreja Romana", diz um escritor protestante ", que é geralmente chamado de Contra-Reforma, é realmente pelo menos, tão notável quanto a própria Reforma. Provavelmente não seria exagero chamá-lo de o single mais notável episódio que jamais ocorreu na história da Igreja Cristã. Seu sucesso imediato foi maior do que o movimento protestante, e seus resultados permanentes são totalmente tão grande nos dias de hoje. Ele provocou uma explosão de entusiasmo missionário, como não tem sido visto desde o primeiro dia de Pentecostes Até agora, como organização está em causa, não pode haver dúvida de que o manto dos homens que fizeram o Império Romano caiu sobre a Igreja Romana;. e nunca deu prova mais marcante da sua vitalidade e poder do que ele fez, neste momento, logo após uma grande parte da Europa tinha sido arrancado de seu alcance. imprimir dinheiro derramado literatura não só para atender as necessidades polêmicos do momento, mas também edições admiráveis ​​dos Padres a quem o Igrejas Reformadas recorreu -.. às vezes com mais confiança do que o conhecimento Exércitos de missionários dedicados foram cientificamente marshalled Regiões da Europa que pareciam ser perdida para sempre [por exemplo, a porção sul da Alemanha e partes da Áustria-Hungria] foram recuperados para o papado, e as reivindicações do Vigário de Cristo foram realizadas por toda a países onde nunca tinha sido ouvido antes "(RH Malden, professor clássico, Selwyn College, em Cambridge, em" Missões Estrangeiras ", Londres, 1910, 119-20 ).
Dr. G. Warneck, protagonista da Aliança Evangélica na Alemanha, assim descreve o resultado da Kulturkampf: "O Kulturkampf (ou seja, luta pela superioridade do protestantismo contra o catolicismo na Prússia), que foi inspirado em político, nacional e liberal- motivos religiosos, terminou com uma vitória completa para Roma. quando começou, alguns homens, que conheciam Roma e as armas utilizadas contra ela, com certeza, que predisse um concurso com romanismo sobre essas linhas seria de final necessidade na derrota para o Estado e em um aumento de potência para romanismo .... O inimigo a quem nos encontramos na batalha tem brilhantemente conquistado nós, se tivéssemos todas as armas poder civil pode fornecer. verdadeira, a vitória é, em parte devido à capacidade dos líderes do Centro partido, mas é mais verdadeiro ainda que as armas utilizadas no nosso lado eram afetados ferramentas, impróprios para causar dano grave. A Igreja Romana é, de fato, como o Estado, um poder político, mundana para o núcleo, mas depois de tudo que ela é uma Igreja e, portanto, dispõe de poderes religiosos que ela invariavelmente coloca em ação quando confrontadas com os poderes civis para a supremacia. O Estado não tem poder equivalente a opor. Você não pode bater um espírito, nem mesmo o espírito romano ... " (Der Bund Evangelische und seine Gegner "., 13-14) O Governo anti-religiosa da França é, na verdade, renovando o Kulturkampf, mas não mais do que seus modelos alemão faz sucesso em". Bater o espírito romano "doações, igrejas, escolas , conventos foram confiscados, mas o espírito vive.
A outra marca de vitalidade católica - o poder de propagação - é evidente no trabalho missionário. Muito antes do nascimento do protestantismo, missionários católicos haviam convertido Europa e levou a Fé até a China. Depois da Reforma que reconquistou para a Igreja os Rhinelands, Baviera, Áustria, parte da Hungria e Polónia; estabeleceram florescendo comunidades cristãs de todo Norte e América do Sul e nas colónias portuguesas, onde quer que, em suma, os poderes católicos permitiu-lhes folga . Por quase 300 anos protestantes eram muito intenção de auto-preservação a pensar em trabalho missionário estrangeiro. Hoje em dia, no entanto, eles desenvolvem grande atividade em todos os países pagãos, e não sem um sucesso justo. Malden, na obra citada acima, compara Católica com os métodos protestantes e resultados: apesar de sua simpatia é, naturalmente, com a sua própria, a sua aprovação é tudo para o outro lado.
XI. CONCLUSÃO
Catolicismo alguns números 270 milhões de adeptos, todos professam a mesma fé, utilizando os mesmos sacramentos, vivendo sob a mesma disciplina; protestantismo afirma veementemente 100 milhões de cristãos, produtos do Evangelho e os desejos de uma centena de reformadores, pessoas constantemente lamentando sua " infelizes divisões "e inutilmente chorando por uma união que só é possível sob que autoridade central muito protesto, contra a qual é seu único denominador comum.
Publicação informações escritas por J. Wilhelm. Transcrito por Douglas J. Potter. Dedicado ao Sagrado Coração de Jesus Cristo A Enciclopédia Católica, Volume XII. Publicado em 1911. New York: Robert Appleton Companhia. Nihil obstat, 1 de junho de 1911. Remy Lafort, STD, Censor. Imprimatur. + Cardeal John Farley, Arcebispo de Nova York
Bibliografia
Para ver qualquer questão controversa livros didáticos católicos ou protestantes. A obra católica padrão é BELLARMINE, disputas de Controversiis Christianoe fidei etc (4 vols, Roma, 1832-8.); Do lado protestante: GERHARD, loci theologici, etc (9 vols, Berlim, 1863-1875.). Para a história, histórica, política e social do protestantismo os melhores trabalhos são: Dollinger, Die Reforma (3 vols, Ratisbona, 1843-1851.), A Igreja e as Igrejas, tr. MacCabe (1862); JANSSEN, Hist. do povo alemão no fim da Idade Média, tr. CHRISTIE (Londres, 1896-1910); PASTOR, Hist. dos Papas a partir do fim da Idade Média, tr. Antrobus (Londres, 1891-1910); Balmes, protestantismo e catolicismo em seus efeitos sobre a civilização da Europa, tr. Hanford e KERSHAW (1849); Baudrillart, a Igreja Católica, a Renascença eo protestantismo, tr. GIBBS (Londres, 1908), estes são palestras esclarecedoras dadas no Institut Catholique de Paris pelo seu reitor. Do lado protestante podem ser recomendados os volumosos escritos de Creighton e GARDINER, tanto justa.

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Atos 1: 8


Mas recebereis a virtude do Espiríto Santo, que há de vir sobre vós; e serão testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

Reflexão:

No mundo atual, como na antiguidade as pessoas estão sedentas de algo que lhes preencha o vazio da alma. Por isso que muitas vezes elas se perdem no meio de tantas propostas para a sua salvação. Não queremos ser diferentes de ninguém nem melhores do que alguém, contudo temos a fé no Senhor Jesus, que veio e nos mostrou o caminho para a liberdade espiritual. A palavra de Deus nos leva a esta liberdade, queremos colocar as pessoas neste caminho que viemos a conhecer com o amor de Nosso Senhor Jesus.
Neste trabalho de evangelização temos o projeto Semear pela internet, que vai mostrar o que estaremos fazendo em campo missionário, levando de várias formas a Palavra de Deus.


João 8: 32.
Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.


A Rede Amizade Gospel.

Sobre a direção do Evangelista Marcello Ferraz, vem através do poder do Espírito Santo, abrir as portas da Internet, levando a palavra de Deus para todos os povos.

Marcos 16: 15-20.


Evangelizar o mundo.
E falou para todo mundo, vão por todo o mundo, preguem o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão outras línguas; pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e vão impor as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora, o Senhor, depois de ter falado para eles, foi recebido no céu, e assentou-se á direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por toda a parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.

Local para Transmissão dos Programas.

Na própria residência de quem se interessar em fazer um horário.


De que forma é feita a transmissão.

Feita pela internet.

Necessário somente um computador com internet instalado.

Trabalhos a serem realizados.

Elaborar programa de no máximo 1 hora de duração.

Este programa deverá ter um horário fixo.

Exigência para se fazer um programa.

Ser um evangélico batizado.

Contato.

Evangelista Marcello Ferrraz. Fone(44) 98130341 –

E-mail: sac@redeamizadegospel.com.br

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Cuidados a serem tomados pelos responsáveis dos trabalhos:

Deve haver preparo espiritual.

Deve haver muita oração e estudos bíblicos.

Deve ser selecionadas pessoas para esse trabalho, devendo os mesmos serem compromissados para tal ministério.

Procurar cumprir assiduamente os compromissos com os trabalhos.

A literatura deve ser bem selecionada.

Cuidado para não deixar que seja usado para fins escusos.

Isaías 55:7

Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar.

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